Bookmarks

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Rir, chorar e morrer


Sobre rir, chorar e morrer no SL.


Não feito, não perfeito, não completo;
Não satisfeito nunca, não contente;
Não acabado, não definitivo
Eis aqui um vivo, eis-me aqui. (Lenine – Vivo)


     Se você for um ‘secondlifeano’ com alguns meses de experiência já deve ter sido bombardeado por frases do tipo “RL é RL, SL é SL”, “RL que importa”, “RL primeiro sempre” entre outras do gênero. Essas ditas dentro do Second Life, porque de fora as frases mudam para “você está alienado”, “vive em outro mundo” e vai por aí. Ou seja, os dois mundos querem só uma coisa: deixar-te com algum remorso por estar brincando, por estar sendo um humano normal, lúdico.

Interessante, todos acham super legal um cachorro velho brincando com uma bola, mas um humano adulto não pode brincar. Qual a diferença? A principal é que as brincadeiras de humanos adultos envolvem a emoção, a interação, a troca de ideias e sentimentos. Aí a coisa pega, porque nunca o cachorro vai dizer ‘te amo’ pra bola. Pode até amar, mas com certeza, se ela sumir, não vai ficar com ‘dor de cotovelo’, vai logo brincar com outra coisa, geralmente destruir o sapato do dono.
    Nós brincamos com um ‘brinquedo’ humano e adulto. Nossos avatares têm muito de nós RL e fazem muitas coisas que fazemos; algumas com muita eficiência, outras com nem tanta assim e várias bem melhor que nós. Daí considerá-los simples ‘bonecos’ é realmente uma grande sacanagem. O Honny odeia ser chamado de boneco (alguém podia fazer uma gesture - boneco é a p.q.p!!!). Na verdade nossos avatares fazem muitas coisas; eles andam , correm, mexem os lábios, dançam, namoram, mas também sentem saudade, choram, ri, e se entristecem.
      Ué, porque você estranhou? Não tem essas animações? Você tem sim, todos têm, porém são animações que funcionam atrás do teclado. São A.O.s pessoais, que as pessoas não conseguem simplesmente desanexar quando entram no Viewer. Então, nossos avatares choram sim quando se entristecem por algo, só que é a parte que você não vê do avatar. Tenho um grande amigo que sempre diz: nunca se esqueça de que atrás de todo avatar tem um ser humano. Poxa, quanta gente se esquece...
     Quanta gente manifesta dentro do SL seu lado escondido, um lado que talvez nunca se revele em sua vida cotidiana, uma face da personalidade que o semianonimato do avatar permite que ele libere. Calma, não estou falando de “O Médico e o Monstro”, apenas de pessoas comuns com a imaginação no comando. Nem todo mundo está dentro do armário (pelo menos eu não estou eu acho).
     Só que muita gente esquece que o avatar é uma extensão da pessoa. Alguns devem estar pensando: Ora, Honny, até pode ser, mas é uma pequenina extensão! É? Toma uma pisada no seu dedinho mindinho do pé e vê se não da vontade rir, chorar, falar palavrões, gritar e outras coisas. Pois acreditem, a extensão do seu avatar é bem maior que o seu dedo mindinho. Um influencia o outro, um mexe na emoção e no humor do outro. Quem não sofre com a TPM de uma mulher no SL? Avatares não têm TPM, mas com certeza muitas avatares mulheres ficam fora da casinha nesses dias RL. Perguntem aos homens se estou mentindo.
      Seu avatar ri se algo te alegra na SL se você estiver rindo aí sentado, um avatar grita se ganhar uma luta e xinga se perde no rpg, reflexo da reação da pessoa que tecla. Um avatar se emociona com o sofrimento de outro avatar, porque a parte humana dele é dotada de coração, e, por fim, esse coração também se parte se o avatar for abandonado pelo avatar que ama. Gente, avatar ama sim.
       Entendam, por mais maluco que seja o SL e seus residentes, o amor é mais. O amor é o cara mais louco que existe! O amor devia estar com camisa de força, tomando choque num pinel, porque o cara é totalmente sem noção. E ele realmente se enfia em qualquer local onde exista dois ou mais seres humanos, e não adianta se disfarçar de avatar que ele te acha.
Então, dessa enorme confusão emocional, desse caldeirão de bruxa, aparece uma fumaça toxica chamada de insensibilidade. Aí presenciamos uma das mais feias facetas da personalidade humana travestida de avatar. É o pegador que só quer brincar com todas, é a gostosona deixando mortos e feridos pelo caminho, é o sujeito que estraga seu RL em função do SL ou a menina que estraga seu SL em função do RL. Todos conheceram historias assim. Todos já vimos a infelicidade se instalar na vida de algum avatar com caso desses.
Mas entenda que não é o amor o culpado por essa infelicidade, o amor não traz infelicidade, ele é felicidade, quem traz a infelicidade é a insensibilidade. Não apenas a insensibilidade de um dos envolvidos e sim dos dois. Sei, baguncei de novo né? Explico.
        Dois pontos devem ser observados num amor maluco como o que se manifesta na SL; Primeiro, que ele é algo verdadeiro, sério e perigoso, tanto ou mais que um amor RL, porque ele já nasce fora das convenções sociais, ou seja, já nasce terrorista, como filho de fanático de Xiita. Segundo, porque achamos o avatar imortal, o que não é verdade. Avatar é mortal também! Olhe bem, avatar não morre só quando o dono morre, avatar tem que ser mortal também no ‘jogo’ se quisermos por o amor na brincadeira, porque o ciclo do amor traz em si o nascimento, vida e morte e não pode ser visto de outro modo.
         Se acabar o amor entre os dois, ótimo refazem suas segundas vidas e tocam o barco. Se um abandona o outro e parte pra outra, esqueça, curte ai uma fossa de três dias, cai na gandaia e manda colar os caquinhos do coração com um shape delicioso e uma skin divina. Se o parceiro (a) abandona o SL, tem que ser visto como morto (a), com luto e tudo. Veste preto (de freebie, porque o morto não vale os lindens) por três dias, olha pra frente e sai na caça. Ahhh, e, por favor, não tente ficar fazendo sessão espírita tentando se comunicar com ele (a) via Orkut, Msn, Skype e coisas assim.
    Se você olhar em sua volta está cheio de casos assim, pessoas que fazem o outro se apaixonar e sem motivo some ou muda de avatar, abandonando o outro com o coração partido. Pode até ser uma pessoa de bom caráter e sensível, mas ai é aquele caso das facetas escondidas. Pode ser até que existisse amor real na relação, mas amor aqui exige entendimento, compreensão e principalmente, exige coragem, não é para covardes.
Quero dizer com esse enorme sermão é que o amor SL existe e é opcional (será?), porém o sofrimento de amor não pode existir, se ele pinta, chuta que é macumba! Canta esse versinho:
Se acabar, sai fora...
Se engrossou, vai embora...
Se ele (a) foi não chora...
Pra descontar namora...
Liga o f..-se sem demora...
Dá os pêsames a família e “bora”... 
Vai brincar sem apego, como o cachorro com o sapato do dono.
      Então, vamos tentar ligar nosso A.O. de sensibilidade antes de logar, e respeitar os sentimentos do avatares e de suas extensões, para que eles não precisem nos matar pra nos esquecer.     

2 comentários:

Nem preciso falar que adoro seus artigos. É a pessoa que até então fala com mais coerência das aventuras avatáricas no SL...LOL!!!
Morri quando você disse "Veste preto (de freebie, porque o morto não vale os lindens)" - sou uma ótima caçadora de freebies por sinal...rs... Essa de fazer sessão espírita tentando se comunicar com o indivíduo via Orkut, Msn, Skype é de matar também. Haja criatividade!

Legal, 'aventuras avatáricas' também é ótimo!! Obrigado pelo comentário, dá um incentivo muito grande.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More