Bookmarks

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dia dos Namorados Second Life

Se você vier
Até onde a gente chegar
Numa praça
Na beira do mar
Num pedaço de qualquer lugar...

(Geraldo Azevedo- Dia Branco)
   Tem coisas que extrapolam minha compreensão, uma é o tal de Hallowen, o dia das bruxas americano, que não tem absolutamente nada a ver conosco. Do Oiapoque ao Chuí encontraremos bruxas de todo tipo, pêlo, cor e qualidade, mas nada que justifique um “dia das bruxas”. Bom, não vou comentar isso porque não me meto nem em politica nem sociedade RL, não tenho competência nem paciência para isso. Deixo isso para meus amigos do ramo. Toquei nesse assunto porque vem aí o delicioso, maravilhoso, super-gostoso e tradicional “dia dos namorados”, sem frescura. Sempre achei o dia mais bacana do ano, mesmo depois de passada a época de namorador, esse dia me parece um natal a dois, um sete de setembro de uma nação de duas pessoas, que gritam pela liberdade de amar num mundo onde parece que só o ódio é noticia. Vindo para o SL encontramos uma sociedade virtual que precisa comemorar esse dia e comemora também o Valentines Day, quanto mais dias dos namorados melhor! Olha, por mim, comemoraríamos o dia dos namorados brasileiro, americano, europeu, japonês, paquistanês, tailandês, coreano, egípcio etc. Eu quero é mais! Com exceção do Natal, poderiam transformar todos os outros feriados em dia dos namorados (apesar de que não é feriado). Olha até faço uma proposta: dou Tiradentes, Proclamação da Republica e Aniversário da Cidade em troca desse dia especial.
   Antes que vocês pensem que sou um tipo de pervertido, deixe-me explicar. Eu considero o namoro a fase mais linda de um relacionamento, porque sou de um tempo onde se usava esse período para se conhecer a outra pessoa. Criava-se um mundo de fantasias, cheio de virtudes e se entrava dentro a dois. Sei que isso é quase pré-histórico, e que hoje vivemos o mundo do ‘ficar’ e o namoro é uma serie de ‘ficadas’ seguidas com uma só pessoa. 
   O SL consegue fazer uma releitura do namoro, porque ele reavivou em muitas pessoas o antigo delírio que era namorar. Como as pressões sociais e estéticas não conseguem moldar as pessoas no SL, elas podem ser bregas à vontade e namorar como antigamente. Mão dada, abraçadinho, grudadinho, falando coisas românticas por aí. Claro que a opinião das pessoas sobre namorar no SL muda conforme a cultura, os costumes, o pensamento e preconceitos RL da pessoa, e muitos não querem saber de namorar no SL, o que é perfeitamente compreensível, mas não coloquem essa ideia como Verdade irreversível, por que o SL ressuscitou milhares de corações assassinados pela idade, dia-a-dia, grana, estado civil, e várias coisas RL que empedram as emoções.
   Namorar no SL tem uma conotação diferente do namoro RL, porque é uma fantasia dentro da fantasia, é uma relação de troca incondicional, de crescimento, de sempre sair melhor do que entrou. Sem paranóias bestas do tipo: não tenho mais idade, é safadeza, é coisa de quem não tem o que fazer, é só apertar bolinha e/ou sou casado (a) RL. Poxa, cadê a fantasia?? Não é porque nosso avatar é uma extensão de nós que ele tem que estar preso às pressões castradoras da sociedade, a hipocrisia de um monte de mal amados. Será que o namorar na SL mexe com seu caráter ou sua moral? Fala sério, né!
   Se afastarmos as paranóias e olharmos com naturalidade o namoro no SL, verão muitas vantagens num namoro. Não existe idade então não importa a diferença de idade entre o casal, desde que as idéias combinem. O jovem ganha com a experiência do maduro e o maduro rejuvenesce com a vitalidade do jovem, numa mágica troca de energias que engrandecem os dois. Empatou, soma e divide e fica na média! Qualquer desvio moral no parceiro é detectado em poucos encontros então só fica com um (a) mau caráter se quiser. Já é um crescimento você manifestar seu livre arbítrio e com certeza um (a) canalha virtual causa menos danos que um(a) real. É um exercício de humanização e crescimento pessoal, porque exige trabalhar diversas virtudes como a paciência (até com tpm ou futebol na teve você aprende a lidar), generosidade, educação, fidelidade, e outros pré-requisitos pra vida a dois. Não é algo baseado em sexo, porque por mais agradável que seja apertar umas bolinhas, em condições normais isso nunca terá real importância nem gerará remorso ou o peso de consciência, pode sim é te dar inspiração para aproveitar na RL.
   Por fim a estória do sou casado (a) RL. Isso merece uma crônica só para esse tema, mas creiam uma traição não é algo virtual. Como o namoro SL é baseado no crescimento pessoal do sujeito atrás do teclado, a real tendência de um relacionamento virtual é deixar a pessoa mais feliz, amável e encarando de forma mais humana seu relacionamento real. A quebra da inércia natural que se estabelece nos casamentos gera uma nova fase na vida das pessoas, que repensam suas vidas e notam vários comportamentos que estão errando na vida real. Não é possível que alguém possa se achar corno ou infiel por causa de SL. No fundo são fantasias que deveriam ser vividas no RL, mas ficaram abafadas e se bem compreendidas revigoram as vezes relacionamentos enfraquecidos, acordam amores adormecidos. Não sejam hipócritas! Existe mais traição nos pensamentos que passam pelas cabeças olhando a mulher do vizinho, a dançarina do Faustão, o galã da novela sem camisa ou o carteiro.
   A grande qualidade do SL é que nossa mente pode voar como voávamos quando adolescentes. Lembram-se dessa época? Tudo era romântico, heróico e possível, “Faríamos florestas nos desertos”. Entendam que o SL não consegue mudar as pessoas, apenas pode fazer com que elas revelem coisas boas ou ruins que já então presentes na personalidade, mas estavam escondidas sabe-se lá por quais motivos. Entre eles nossos românticos sonhos adolescentes. Homens ou mulheres, todos nos tínhamos estes sonhos, só que foram abafados ou por medo de passar por delicados ou bobinhos, ou por se render as pressões do mundo adulto. O que eu quero dizer é que no SL podemos ser românticos sem parecer ridículos, podemos ser dóceis sem parecer submissos, podemos ser carinhosos sem parecer frouxos, não precisamos parecer o macho pegador que no fundo só pega gripe ou dengue, nem a responsável e ajuizada que no fundo quer mesmo é soltar o galinheiro inteiro. Podemos ser humanos, podemos simplesmente ser seres que gostam de dividir sua vida com outro ser humano. 
   Olhe bem, o namoro SL é algo muito saudável, porque não é baseado nos aspectos carnais e sim nos aspectos mentais e emocionais, exatamente o que os relacionamentos RL perderam pelo caminho nos últimos anos. Não existe mais esse tempo de maturação do relacionamento e as pessoas passaram a encarar uma relação como que compra um produto importado via Paraguai, torcendo para funcionar e se quebrar joga fora. Então, aqueles que gostam de namorar no SL de forma fiel e saudável, parabéns pelo dia dos namorados, comprem um presente, escolham uma bela land, dancem, abracem, beijem e principalmente, cresçam como pessoas.
   Ah, só mais um toque, o dia dos namorados só existe na RL, porque na SL, todos os dias devem ser “dia dos namorados”, combinado?!

1 comentários:

não é quase pré-histórico! eu gosto de namorar para conhecer melhor a pessoa (também). acho que "o conhecer ou tentar conhecer o outro" é algo bastante interessante. o outro sempre nos surpreende! acho que o namoro deve sempre acontecer, mesmo que as pessoas se casem. não é porque se casou que se vai perder essa coisa gostosa que é namorar. cabe a cada um saber fazer isso não se perder na rotina. ah, e é tão legal comemorar a data juntinho daquela pessoa que a gente ama e saber que é correspondido (a) da mesma forma. estou vivendo algo assim e não é coisa de um ano. já vai fazer cinco anos (em pleno Valentines Day de 2012, que se tornou a nossa data especial)! não foi paixão (ou atração) à primeira vista. é claro que tem seus altos e baixos e isso serve para amadurecer. espero que o dia 12 seja ótimo para todos os namorados, casados ou não. e mais uma vez você postou algo que é relevante.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More