Bookmarks

sábado, 6 de agosto de 2011

PEQUENA CRÔNICA SOBRE O AMOR CRÔNICO




PEQUENA CRÔNICA SOBRE O AMOR CRÔNICO

“Todos esses lugares tiveram seus momentos
Com amores e amigos, dos quais ainda posso me lembrar
Alguns já se foram, outros ainda vivem
Em minha vida, amei todos eles” (In My Life – Beatles)

         Olha, não sei por que, mas pediram novamente que eu falasse sobre Amor no SL, e confesso que até fiquei matutando... Ou acham que eu sou uma mistura de conselheira sentimental de revista Capricho com programa do Ratinho ou então sou mais divertido tentando falar sério sobre o amor do que tentando ser divertido falando de qualquer outro assunto! Bom, vai ver que é porque sou um cara que realmente acredita no amor, seja ele Real, Virtual, Filial (de filho, tá, não da outra), animal, passional e todos os outros ‘al’ que houver.
        O que eu não sou é um romântico tipo dor de cotovelo, que procura o amor para ter motivo de ligar o botão do sofrimento e sair se lamuriando por aí, enchendo a cara e o saco dos amigos. Acredito no amor ‘gente boa’, que você adora reencontrar, ficar ao lado dele, pagar um Chopp, rir, se emocionar, aprender com ele, engrandecer-se e quando ele se vai, deixa somente uma saudade gostosa que te embala até que ele volte renascido em outra pessoa. Olha gente, amor verdadeiro tem que te deixar com cara de bobo.
        Ei Honny, volta para o SL! Ah sim, no SL pode-se amar sim, pois como o SL é um simulador da vida acaba sendo um excelente simulador do amor. Bom, espera, aperte o ‘pause’ um pouquinho. Antes de aprofundar nesse assunto quero que vocês compreendam que o que escrevo é minha opinião, tão falível e imprecisa quanto a opinião de qualquer almanaque de farmácia (céus, ainda existe isso?). Explicado isso vou arriscar escrever sobre o assunto.
Gente, apesar de o Second Life ser um simulador da vida real, por mais perfeito que ele seja, ele nunca será a vida real. É uma experiência de simulação a meu ver muito válida em vários sentidos e pode além de divertir servir de laboratório para diversas coisas, mas nunca sairá do campo da virtualidade. Essa regra serve para o amor também, apesar de simular o amor real nunca o será, pode até ser uma copia muito bem feita, mas sempre será uma cópia.
        Sei, nesse ponto tem um monte de leitor dizendo: _ah, mas Fulano começou SL e acabou casando com Ciclana! Ou _ Ciclana e Fulano foram para a RL e deu certo. Alooow, analise, quantos casos, 1 em 10.000 casais? Ora gente, o MSN tem um índice infinitamente superior a esse e lá não tem avatar, dança, bolinha, nem hot. Não existe nem comparação entre a forma de relacionamento de um chat e do SL.
         Parece que eu estou dando uma ducha fria em todos românticos SL. Esperem um pouco, eu vivo dizendo para me xingarem só no fim da crônica! O que quero dizer é que o amor no SL pode e deve ser muito legal, gostoso, mágico, harmonioso, lindo, sensual. Ele traz muitos dos ingredientes do amor Real, sem contar que apresenta muito menos efeitos colaterais. Não estou dizendo que o amor SL seja um falso amor, apenas afirmo que ele não pode ser contaminado pelas neuras que nossos amores RL arrastam ao longo da vida.
         Milhares de avatares estão aí casados, namorando, ficando, amancebados (nossa), declarando amor eterno e cumplicidade total, super de bem com a vida (virtual) mas me digam quem deles já acordou com o ronco do parceiro, já lavou cueca suja, aturou papo de sogra, largou o futebol na TV para ir ao supermercado? Quem sabe conhece alguma avatar que tenha comprado uma par de meias grossas para o marido com o dinheiro que tinha guardado para para comprar uma maquiagem ou um ir ao cabelereiro. Coisas como estas fazem o amor na RL, pequenos momentos, sacrifícios, entregas, anulações, atos que demonstram onde você e o outro são um só ser, unindo forcas para não deixar a vida machucá-los demais, preservando  o encanto de partilhar-se.
        Amor SL é um amor fantasia, onde a realidade a sua volta não exerce pressão e com exceção do lag, nada pode atrapalhar. Você e seu (a) parceiro (a) são lindos, saudáveis, ricos, dispostos, com passeios, baladas, danças românticas, tudo com beleza e sensualidade, sem ao menos ter que sentir o cheiro de suor do outro depois de dançar por três horas segidas ou fazer uma hora de amor. Gente, isso é uma simulação maravilhosa de algo que tanto nos faz falta, que é amar e ter fantasias.
O problema só aparece porque vivemos na RL uma imbecil fantasia onde os amores verdadeiros têm que ser regados a muita tragédia e sofrimento. “Amor tranquilo não dá romance” dizia Jorge Amado, então importamos algo que na verdade pouco importa que é a ideia de um relacionamento humano real no ambiente virtual, o mais engraçado nisso tudo, é que só queremos receber as coisas românticas, emocionais e boas, e pouco pensamos em nos doar igual. Avatares são seres extremamente egocêntricos. Lavar cueca, nunquinha.
         Os homens então conseguem se superar, porque baixa um santo neles que os fazem pensar que são o camarão da empada ou o brilhante do anel, trocando o espelho de casa pelo monitor do PC e se vendo como o gatíssimo avatar. Daí para frente é uma sucessão de evacuações sem parar. Não entra na hora certa, não lembra os combinados, tem sempre um problema RL ou uma doença para agregar a relação, conseguem achar pelo em casca de ovo, são deuses do Olimpo que dispõe um tempinho para as mortais avatares. Nossa, conseguem acabar com 50 primitivas no terreno só com o peso das cruzes que carregam. É pior, nunca aceitamos essa verdade. Você espécime masculino que está me lendo acabou de pensar: Eu não sou assim...(é sim!)
As mulheres ao contrário conseguem ser pontuais (só mesmo no SL para isso), estão sempre carinhosas, gritam pouco na tpm (escrevem em caps lock, mas fingimos  não perceber), bem arrumadas, maquiadas, penteadas a esperar os amados, e quando estes chegam perdem 2 horas fazendo D.R. por algo que alguém disse que ouviu alguém dizer. Enquanto não vira briga não sossegam. Adoram uma briguinha para depois forçar um momento romântico de reconciliação. Sem contar que acham rivais e destruidores de casais até em manequins de loja.
         A verdade é que onde houver seres humanos haverá uma forma qualquer de amor, certa ou distorcida, sóbria ou maluca, moderna ou tradicional, não importa, sempre terão relacionamentos cheio de paixão e loucura, e com certezas, corações partidos, cotovelos doídos e lágrimas. É natural que num ambiente onde nossas fantasias são mais ressaltadas, nossas ideias de amor de novela mexicana se aflorem com mais força e nos tornemos mais irracionais do que de costume.
O problema só surge quando misturamos as bolas e trazemos para o SL a idéia de amor RL ou vice versa.  Então o melhor que todos fazem é viver uma fantasia como bem lhe agradar, porém, sem nunca misturar o avatar com a pessoa. Se acontecer um dia de um caso SL pular a cerca e tentar RL, que a pessoa entenda que terá que começar tudo do zero, porque ela não conhece a pessoa e sim o avatar. Sendo assim, boa sorte.
                                                            PAZ E BEM A TODOS J

12 comentários:

Ah Honny... eu gosto muito da forma como você abordou o tema. Acho que poucos conseguem se arriscar nesse terreno sem alguns machucados, e poucos conseguem pensar como você e mais do que isso, agir conforme o seu pensamento. Eu acho que cada relacionamento é único e peculiar... cabe a nós buscarmos outra pessoa que tenha os mesmos anseios que nós, seja no SL, seja na RL. Já vi de tudo em termos de relacionamentos amorosos no SL. Casais que se conheceram no SL e estão juntos na RL e felizes, gente que largou família na RL para se aventurar com alguém que conheceu no SL, mentiras que duraram anos (mulher que usava avatar masculino e vice-versa), mulher solteira exigindo de homem casado que este largasse a mulher RL pra ficar com ela, e muitos poucos, rarissimos que se contentam apenas com a fantasia do SL. O fato é que a esmagadora maioria se envolve demais, e se machuca demais. Tenho medo disso sabia?
Um abraço!
Vick

Sim , Vick. Concordo mesmo com você, porem, apesar dos medos e do possível sofrimento é inevitável que existam relacionamentos onde transitam pessoas. Amor é um "correr risco" em qualquer ambiente, e tentar sair pessoas melhores e com poucos machucados é nossa unica alternativa. Paz e Bem, e muito obrigado por estar sempre acompanhado meu Blog.

Olá, querido escritor...rs
Você foi muito coerente em suas ponderações, o que confirma uma ideia que tenho de que as pessoas projetam demais nos outros, seja na RL seja no SL. É difícil não se envolver por tudo que o Sl oferece, no campo do amor não me creio apta a dizer já que nunca me arrisquei,pois sou casada na RL e separo bem as coisas, mas tenho amigas que sofrem muito por amor no SL e eu não entendo isso... deve ser meu lado masculino que é mais aflorado para essas causas. Não gosto de dramalhão, sou muito pé no chão e isso assusta os homens, pois como você mesmo disse, eles gostam de uma briga pra depois virem com a tapeação para reconciliar...rs.
Caso fosse possível, seria um desastre aventurar-me em uma relação amorosa no SL, não por minha parte mas sim pelo parceiro que ficaria frustrado por eu não ser tão "mulherzinha" e previsível como se espera. Ele iria odiar por eu não ficar cobrando coisas ou dando crisesinhas de ciúmes. Seria hilário!
Paz e bem a você sempre.

Olá querida amiga! Obrigado por estar sempre acompanhando o Crônicas.
O SL é uma viagem com uma só obrigação, divertir-nos. Para isso, temos que nos sentir bem, e conheço muita gente aqui que, como você, não querem relacionamento,e tem um SL extremamente saudável. Ah, e quanto a sua personalidade, aqui na minha terra se diz: cada panela tem sua tampa... Paz e Bem, querida amiga.

Então vamos lá. Quantas pessoas tiveram um namoro ótimo RL e na hora de casar, tudo mudou? Tiveram a sensação de que era outra pessoa, ou de que ainda não conhecia como deveria? Quando nos apaixonamos, a maioria das vezes, nos apaixonamos pelas promessas, por aquilo que achamos que vai ser a relação. Construímos um enredo bonito na cabeça, e quando vemos que no dia a dia as coisas são meio diferentes, começam as dúvidas, frustrações, cobranças. No SL acontece algo parecido, nos envolvemos na fantasia, e eu não acredito que exista alguém imune a isso,é só encontrar a pessoa que motive a isso. Podem falar: eu sou diferente, eu separo, etc. Sinceramente, eu não engulo. Ali, todos estão sujeitos ao envolvimento, pois tudo,a princípio é perfeito. Existe um "encantamento".
Mas tudo na vida, seja qual for, é relativo. A personalidade, maturidade, caráter , tudo isso influi na sua atitude no SL também. Honny, vc diz que ir pra RL é começar do zero, concordo em parte. Nas questões práticas do dia dia, sim. Mas se as duas pessoas ja vivem uma relação de transparência desde o convívio no SL, fica mais fácil. Muito depende se vc é vc no sl o que é na RL ( não me refiro ao físico) ou se vc é um personagem. Há pessoas que optam por serem elas mesmas,e acabam encontrando seus pares vivendo relações talvez até com alguns draminhas que comuns, mas lembrando sempre o que os mantém juntos e aproveitando isso. O SL então deixa de ser simulador, passa a ser só um meio de contato, o meio que possibilita a essas pessoas interagirem e entrarem uma na vida da outra de alguma forma. Bom, escrevi demais, vou começar a divagar. inté.

Excelente seu comentário, Mine. Obrigado pela atenção. Como disse a Vick, em relacionamentos SL, cada caso é um caso "literalmente". Penso que na RL o que conquista realmente o outro ser é a mente, a personalidade e nunca a estética, que no fundo é sem nexo e transitória. O SL permite sim que se adiante o expediente, com certeza, porém, é preciso que o outro se dispa de todas as máscaras, para se ter exito. Paz e bem Mine :)

O problema é que, como diz uma amiga minha, quando nos apaixonamos desligam-se todos os alarmes!

Caro cronista,
esta é minha primeira vez no seu blog, e a primeira crônica sua que leio. Enquanto lia seu texto, ia fazendo aquele exercício natural a todo leitor, concordei, discordei, relativizei, me irritei, e me acalmei. Decidi então, fazer um comentário ponderando sobre alguns pontos chave abordados por você, mas acabei por desistir. Porque na verdade, por mais que eu já tenha refletido sobre este assunto, ele ainda me causa mais dúvidas do que certezas. E penso que por mais estranheza que relacionamentos virtuais possam nos causar, ironicamente eles têm se tornado parte indiscutível de nossa realidade, e a linha que separa o real do virtual vem se tornando cada dia mais tênue. Portanto, desconfio que esta não será sua última crônica sobre o amor no sl, se bem que pra mim não existe amor no sl, acredito que o amor está no coração de quem o sente.
Abraços,
Bianca Khalim

Espero ter ganho uma leitora, pois pelo seu belo comentário, você demonstra estar muito centrada quanto às vidas Real e Virtual. Confirmo, afirmo, carimbo e destaco sua frase: O amor está no coração de quem o sente. Muito Obrigado pela colaboração.
Paz e Bem, Bianca :)

Resolvi dar um passeio pelo blog e li tb a crônica "Fim de Semana". Achei bem humorada, apesar do assunto realmente ser uma pedra no sapato de quem está integrado ao mundo virtual. Mas, me lembrei de uma música infantil que eu gosto desde criança, ela diz: Como pode o peixe vivo, viver fora da água fria!! Como poderei viver, sem a tua companhia!! :)
Abraços,
Bianca

Seu post é valido e coerente, na medida em que as pessoas por algum motivo RL buscam no sl algo que falta na primeira vida e consequentemente se envolvem demais ao ponto de não conseguir mais separar RL e SL. Sim eu tenho ciência de que SL e RL se misturam, mas, há sempre um limite saudável entre ambos e esse limite também se aplica nos relacionamentos sl. o mais comum é aquela pessoa que têm uma rl realmente agitada e devido à profissão não têm tempo para relacionamentos rl (ir a rua, passear, fletar, ir à danceteria) ou ainda aquelas pessoas rl que estão passando por problemas de relacionamento com sua cara metade e buscam um amor idealizado no jogo.
humano que controla o avatr aragao carrasco

Obrigado pela colaboração, Aragão. Você coloca um aspecto verdadeiro e as vezes cruel do SL, que são as carências RL. Assunto complicado que merece até uma cronica própria, mas que devemos sempre estar nos policiando, tentando se manter nesse "Limite Saudavel". Excelente comentário. Paz e Bem a Você, amigo :)

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More