Bookmarks

sexta-feira, 9 de março de 2012

Amor de mentirinha?

"Estranho seria se eu não me apaixonasse por você 
O sal viria doce para os novos lábios". (Cássia Eller)

   Deveriam colocar cotovelo na edição de Shapes do viewer...Vocês devem estar se perguntando o que me levou a esse assunto, calma, vou explicar. Conversando com um amigo SL do tempo das ajudas, ele me confidenciou estar triste, chateado mesmo com o fim de um relacionamento In-word. Até onde eu sei, ele é uma pessoa com uma RL normal e bem tranquilo, com um excelente convívio com a esposa. Sem querer ser chato, fiquei naquela de parceiro de boteco, que escuta e só diz “sei como é” e “mano, traz mais uma”, porque o assunto pode ser desenvolvimento nuclear ou dor de cotovelo, o bom parceiro só fala isso.
   Quando desloguei fiquei tentando entender o que faz pessoas se apegarem a personagens avatáricos e eles se tornarem assim tão importantes para a realidade delas. Eu nunca vi ninguém com saudade do Sonic, chorando pelo Mario Bros ou “pegando” o PacMen,  então algo mais está acontecendo dentro desse ambiente.
   A dificuldade maior que enfrentamos sendo seres avatáricos não é de forma alguma causado por problemas ‘fora de campo’ ou gerado por outros. Creiam amigos, é verdade! No SL não funciona o ditado “o inferno são os outros”, até porque esses ‘outros’ deveriam em teoria, desligar junto com o PC, com o barulhinho ridículo do Windows fechando e tudo. Lendo isso alguém pode pensar: opa, então beleza, o SL é só uma diversão sadia e descomplicada, sem apelos, compromissos ou auto expressão, só um joguinho... Olha, se você pensou assim eu sugiro que vá jogar playstation, porque no SL você vai quebrar a cara!
    O SL é um ambiente virtual diferenciado e seus usuários (odeio esse termo, parece que é drogado) alias os residentes, tem muitos pontos em comum, não importa em qual parte do mundo RL, pelo, cor e qualidade tenham. Criou um bonequinho, aprendeu a andar e gostou, pronto, você acaba de se encaixar num perfil diferenciado de pessoa e não importa o que você pense ou diga para o parceiro, psicólogo, padre confessor ou mesmo seu travesseiro, você tem peculiaridades comuns aos Secondlifeanos. Tipo assim: uma certa dificuldade em se adaptar a muitas das coisas que são “normais” para a maioria é um dos traços desse perfil. Um distanciamento às amizades ‘reais’, uma impaciência em relação ao certo, ao definido, a idéia do “bonito” ser ousado e a inteligência potencial sempre querendo alcançar novas metas e sedenta por provocações. Traduzindo, para ser avatar tem que ser meio deslocado, meio futurista, ou seja, meio louco mesmo! Loucos assumidos e licenciados com carteirinha, porém em nossas alucinações buscamos o porvir, como um bandeirantes que entrava no Mato buscando esmeraldas e assim abria o caminho para o futuro.
    Não sei se isso que vou dizer é uma grande bobagem ou enorme verdade, (os comentários me mostrarão) mas qualquer secondlifeano veterano (pós-nobbie) é carente,(!) mas não carrega aquela velha carência malvada e sofrida que se origina da solidão, essa até leva alguns ao SL, mas a partir daí passa ser  “amorente” (mistura de amoroso com carente). O amorente é aquele que é avido por manifestar amor de diversas formas e não define onde começa e acaba a fantasia quando o coração entra em ação. Apenas quer trocar amor, companhia e cumplicidade, ter uma pedacinho de vida intensa, fantástica, e deliciosamente infantil!
    Dentro do SL essa pessoa encontra um ambiente propicio e devido ao quase anonimato do avatar, permite que ele solte a imaginação (as vezes a ‘franga’) e dedique-se a novas formas de amar sem que hajam traições ou remorsos, virtudes ou pecados. Nosso personagem relaciona-se com os outros personagens como num enredo de fictício. Daí pra frente, para o enredo tornar-se ser uma comédia pastelão, um romance ou uma drama vai de cada autor. Isso liga no que eu disse no começo: o INFERNO NÃO É OS OUTROS! Calma aí, não desiste de mim... já vou explicar!
   Resumindo, o SL é um ambiente virtual onde pessoas com afinidades se relacionam e manifestam os elementos humanos atrofiados pela realidade (amor, imaginação, etc) e como grande parte desses elementos ficam sufocados nos “normais” não-SLienses(?!), nos assustamos quando nos damos conta disso, porque começamos a lidar com algo muito novo dentro de algo muito velho ( virtualização e amor) e descobrimos capacidades que nunca imaginaríamos ter! Olha gente, não há nada de anormal em seu personagem se apegar ao outro personagem, porque são humanos em relação e numa situação pouco conhecida. Anormal seria não haverem estes relacionamentos. Os efeitos colaterais “fazem parte” do pacote e engolir borboletas de paixão ou curtir uma fossa de vez em quando pode ser bem educativo. O que não podemos é: tendo a chance de nos autodescobrir ficarmos presos a preconceitos ou medos de amar ou de manifestar amor. Ai é que mora o perigo... Tudo passa pelo nosso filtro mental, e a pressão do que deve ser certo ou errado na RL sufoca e direciona o pobre do avatar, que acaba podado em suas possibilidades.
   Entendam que ele não é um boneco de game, um simples animalzinho falante e saltitante (uii) que quebra caixas e ganha bônus. Um Avatar é uma representação virtual de um ser humano em evolução, alguém que busca diversão, interação, conhecimento, uma sintonia com o moderno e que se nega a ficar estagnado, como um poste que olha o trem passar. Queremos crescer buscando experiências novas a nível imaginativo, sem prejudicar ninguém e participando como ser ativo das evoluções, e é importante compreender que máquinas evoluem sem sentimentos, mas seres humanos não! Mesmo que esteja usando uma tecnologia, existe coração no avatar, só que é um banco de dados guardado do lado de cá do teclado.
   Se você é avatar vai se apaixonar, vai se entristecer, vai brigar, vai se juntar, vai se apartar, amancebar, gamar, odiar e mais um monte de humanicices, pois isso é necessário para o processo de crescimento pessoal, e vamos combinar né, melhor sofrer no virtual que no Real. Um fim de relacionamento SL pode ate ser doído, mas com certeza é menos que o Real. Já avaliaram que grandes possibilidades têm um ser avatárico? É uma forma de vivermos experiências novas, sermos protagonistas de outras estórias. É como um simulador de felicidades e infelicidades que nos impulsionam ao degrau de cima da evolução, não para competir, intimidar ou desprezar o Mundo Real, mas sim para completá-lo.
   Eu disse ao meu amigo apenas isso: _Edita o Cotovelo e recomeça! Vai buscar as magias que ficaram pelo caminho. E ele saiu pegando tudo que aparecia. Ouvi dizer que ficou noivo... Mas isso é outra estória...
  Apenas compreendam que no SL rola sentimentos mas com uma diferença enorme do RL. Tudo no SL tem começo, meio e fim, regido pela lei do “Eterno enquanto dure” e que o mundo virtual te dá a possibilidade de amar, te dá o consolo da Saudade mas não te dá o direito de se manter triste.

Paz e bem a todos!

17 comentários:

"O Second Life é um local virtual onde pessoas se encontram, uma rede social com formato diferente e os jogos nele contido é como os aplicativos que tem em outras Redes sociais em formato texto" Isso é o que eu acho sobre, e diante desse pensamento não aceito que digam " Não sou eu, é um personagem", se quer o contrário como: "Ela é outra pessoa não é como o avatar" Opa como assim ? No SL você pode tomar o rumo que quer, fazer uma outra vida, ter acesso mais fácil a "cirurgias pláticas" (hehe) vc pode ser como quiser, mas nunca deixar de ser vc! Não sei se me explico bem, mas como exemplo seria: Um homem na realidade/RL se veste de mulher, vai em um bar senta chega um outro rapaz e pergunta:- Como é seu nome? - Priscila / ele vestido de mulher responde. Ele deixou de ser ele ? oO Personagens, temos muitos, somos muitos, em casa somos de um jeito, no trabalho nos portamos de uma forma diferente para se adaptar. Quando vc se apaixona, se apaixona... Se é que vcs me entendem :) beijos, Honny adorei !

Sua percepção do "eu" avatárico é perfeita. Sentimos, e vivemos essas situações, e na verdade acreditamos que elas sejam únicas, apenas vivenciadas por nós. E quando vejo esses comentários, percebo que ocorrem com diversas pessoas. Não me sinto então tão anormal. ^^

Adorei! Muito bem escrito, e é isso aí, quem começou a "jogar" anos atras entende que os nossos avatares são projeções da nossa mente e não a nossa mente. Parabéns continue escrevendo.

Fico feliz que tenha voltado a escrever.
Em relação ao assunto, primeiro: eu sempre digo que todos que frequentam o sl são carentes de alguma forma. Quando falo isso sempre tem alguém para negar, dizer que ele ( ela não), que tem uma rl satisfatória. Mas vamos assumir, quem está no metaverso é que sente falta de algo, precisa de algo para se sentir bem, nem que seja só matar um tempinho jogando conversa fora ( isso é um tipo de carência também).
Segundo: o tempo passa e mais tenho visto casais sl se tornarem casais RL também. Não se pode dizer mais que desligou o sl, acabou o momento. Não é mais assim, vejo muitas pessoas ultrapassando esse limite do sl, indo para facebook, msn, skype, telefone etc. A relação, mesmo que só de amizade, acaba extrapolando o limite do SL. Porém, ainda vejo isso como um fenômeno muito mais brasileiro do que entre os gringos. Estes, ainda preferem viver a máxima : Sl =SL , RL = RL.
Mais um comentário, que talvez polemize : não acredito que a relação rl seja satisfatória se vc precisa de uma compensação ( namoradinho-a) SL. Se precisou disso no SL, pra mim é pq algo falta na relação RL.
Lilithy

Pura verdade!! adorei *-* bjus

nossa tudo q vc disse é verdade sou casada em rlmeu av tem 4 anos e nunca tinha me relacionado com ninguem em sl mas em outubro do ano passado eu me emvolvi ah q amor gostoso tao bom pena q durou pouco 4 meses mas fui feliz, fiquei chateada mas aqui em sl o tempo corre é tudo intenso nao da pra ficar triste mas eu gostei da experimencia de um amor virtual

HONNY,ja era tua fã de carteirinha...mas hoje descobri por que!!

parabens,voce conseguiu colocar em palavras exatamente aquilo que penso,mas nao sabia como expressar.. parabens mesmo AMEI!!!

BJUSS

Ih, sou completamente contra isso de ter alguém a sério na RL e ficar tendo relacionamentos "amorosos"/"sexuais" no SL. Meu avatar é apenas um avatar. Não tem nada demais nele. SL é para se distrair um pouco e só. E para mim, ao menos, tem sido (e faz tempo) sem compromissos. Uma diversão sadia e descomplicada. Fico dias sem entrar numa boa. Quando sinto vontade de arrumar "a boneca", eu volto. Mas claro, sou um caso muito diferente. Sei que tem gente que construiu uma "segunda vida" ali. E então se envolve e se envolve demais a ponto de afetar (negativamente) sua vida REAL. Mas há o lado positivo também. Pessoas interagindo com outras pessoas, aprendendo e ensinando. O positivo é que às vezes você encontra alguém que vale a pena se envolver.
(comentei no post anterior, mas era neste que tinha que sair o comentário, desculpa!)

Concordo plenamente com tudo que vc disse...é como eu falo...meu avatar e´meu corpo,mas eu sou a alma dele!! sua excencia...o prazer,a raiva ...o amor...sai de mim. bjussss

Muito Obrigado pelos comentários, é muito bom quando conseguimos "tocar"em uma ferida que faça as pessoas manifestarem suas ideias sobre temas pouco conversado. Não pretendo mesmo dono de razao nem verdade nenhuma e sim ser um provocador, alguem que desbroche a flor do pensamentos, da discussão, do auto conhecimento. Acreditem queridos avatares, não existe para mim prazer maior do que isso. Muito obrigado mesmo pelo carinho e acompanhamento. Paz e Bem a Todos.

Honny, comecei a ler e aos poucos o texto foi me prendendo...e sorrindo pensei: Como esse cara conseguiu expressar tão bem essa relação ser humano x avatar no sl. Me identifiquei muito. Ótimo texto. bjs
Sweety

Oi Honny, deiuma passada aqui para deixar um alo.

Dificil discordar de suas palavras. Ou vc se relaciona de qq forma possivel ou vive como autista brincando de bonecas. Mas ao escolher se relacionar com as pessoas, isso envolve o risco de alegrias e tristezas em qualquer vida que vc escolha ter. E mesmo diante de todo o sofrimento que estamos sujeitos, ainda terá valido a pena as possibilidade dos "jogos" de cumplicidade e de amor. Falando não só como alguém que já está há alguns anos no sl mas também como alguém com seus já 40 anos de estrada e praia, não devemos jamais nos privarmos de nada que tenha como objetivo felicidade. Nossa essência é sociável e busca o tempo todo ter algum contato com outros, sem jamais esquecer a ética e a moralidade em sua máxima: Não façamos com outros o que não queremos que façam conosco.

Enfim, não é porque não conheço a sua cara que sou obrigada a engolir a sua sociopatia. Para isso tem tratamento e não é no sl que se encontra a cura.

Beijos querido Honny.

Sou uma noob na SL. Poucos meses. Ainda acredito que SL=SL e RL=RL. Mas não dá para não concordar contigo. Nossos avatares são reflexos de nós mesmos. E tbém não dá pra separar nossas emoções, e eu até tento... mas confesso que as vezes um ou outro avatar mexe comigo. Mexe na SL, mexe na RL. Na verdade hoje sou RL + SL...

Tb sou fã de carteirina do Blog e concordo com os comentários aki. É muito importante se ter um espaço de reflexão e aprofundar o debate sobre o fenômeno SL. Me chamou atenção a parte que o Honny caracteriza o secondlifeano,um tipo especial de perfil, com uma visão diferenciada do real e o imaginário, onde ambos se complementam e tendo uma linha tênue que os dividem, isso é filosófico e é desde sempre a grande questão do ser humano, o q é Ser Humano? Quem somos? O q queremos? Pra onde vamos? Queridos seres avatáricos estamos no Novo Mundo, estamos vivendo e aprendendo no olho do furacão, por isso não temos certezas e nem mtas teorias ainda testadas, o certo é que somos uma vanguarda e o q fazemos hj num mundo 3D, já está cada vez mais tornando-se um senso comum para a sociedade em geral e até nossas familias RL já estão entendendo melhor a maneira q nos relacionamos interagindo com o virtual e o real. Parabéns Honny suas reflexões abrem mentes!

Interessante seu texto. Eu nunca joguei nada na vida. Nem buraco! Não curto, morro de tédio. Sou do tempo do Atari. rss Na vida real sempre trabalhei e estudei muito....computador prá mim sempre foi ferramenta de estudo e trabalho. Nunca tinha ouvido falar em SL! Entrei no SL para resgatar um amigo em depressão. Resgatei meu amigo e fiquei para conhecer. Ahhh...foi muito interessante. Mas demorei a entender. Parecia um enorme Chat 3D com música. Usei muito o SL como background ou descanso de tela.. Em seguida me encantei. Amo tecnologia...descobri Universidades, arte, cultura, moda e pessoas. Ser voce mesmo torna o avatar muito mais interessante. Aliás é impossível não ser voce mesmo nesse ambiente. Perde tempo que inventa estorinhas....Transportamos para cá nossos problemas e nossas virtudes reais. Somos uma coleção de personagens: pessoas deprimidas, carentes, cultas ou gente que curte simplesmente um chat mais sofisticado. Conheci um escritor europeu, que tem aqui alguns personagens muito bem construidos... sobre amor... ah...sim, carregamos algumas coisas para cá... É gostoso amar SL? é sim. Mas cansativo para quem tem RL intensa. Um abraço e parabéns pelo seu blog. Adorei.

Bem...
fora a visão nítida e sadia do jogo.
Eu dei alguns sorrisos com as palavras que você criou ao longo do texto.
e bora que bora ... editando o cotovelo e vida que segue... !!!

Abraço forte,
Cher Zeplin.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More