Bookmarks

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Tempo


Ninguém tem mais autoridade de falar do tempo do que eu. Por quê? Porque odeio envelhecer! Sou paranóico com isso, acho a sacanagem de Deus, a brincadeira Dele com seus filhos, ainda que eu a ache de mau gosto, eu sei que deve ter um significado maior. Então manifesto minha face de filho rebelde e recuso-me a gostar de envelhecer! Falo isso porque visitando uma Land vi uma opção de shapes de várias idades. Adolescente, jovem, adulto, maduro e bem maduro (palavra educada pra dizer velho) e tive uma forte tentação em comprar o de adolescente para parecer mais jovem ainda. Sei que você pensou que eu fosse dizer comprar o de madurão, mas eu nunca faria isso, já disse. O D E I O envelhecer. Não cedi à tentação e fiquei com meu shape mega-super-ultra jovem e lindo, afinal carinha de Justin Bieber ninguém merece.
Mas meu passeio serviu para refletir sobre o que significa a idade para um secondlifeano (ei, adorei isso, se não existia esse termo acabo de inventar). O SL tem a fantástica capacidade de termos a idade que quisermos, sem nenhum remorso, plástica, ou quilos de maquiagem para esconder as rugas. É um tipo de Botox virtual sem deixar ninguém bicudo o com sorriso metálico. Podemos realmente usar aquela tão surrada frase ‘a idade está na cabeça da pessoa’ (ser careca ajuda?) e sermos jovens de espirito, manifestando isso visualmente num avatar, moldando-o com a idade mental que quisermos. Isso dá uma certa satisfação para o ego, um alivio para mente e o gostinho de estar burlando as regras do tempo.


Ser jovem é um estado de espírito, acredito realmente nisso, porém, ser velho é um estado físico, e para isso isso o SL é um analgésico poderoso, não cura o mal mas alivia a dor. Mas nem tudo são é flores nesse jardim. O fato de nos sentirmos jovens e nos moldarmos jovens não consegue fazer com que possamos mudar nossas  trajetórias mentais, nossas personalidades e nossos gostos. Aí que a coisa se entorta!

Desculpe, mas como dizia Belchior:"Um tango argentino me pega bem melhor que um Blues". Não posso forçar minha mente a gostar de cabelos emo ou musica trance, falar gírias modernas, bermudas e pircengs, calca baixa e colarinhos de frufru. Então encontramos uma dificuldade que não consegue ser bem resolvida pelo pessoal que cria as coisas no SL. Quero festas que não me dite a velocidade do créu, quero calcas que não mostrem o cofrinho, quero conversas que tenham algum significado maior do que a roupa da Shakira.

O fato da idade física (cronológica) não existir no SL  não é motivo para retroceder o desenvolvimento mental de ninguém, porque nada é mais esquisito que alguém deslocado da sua realidade, e temos muito disso. Maduros que agem como garotos e muito pior, garotos que agem como velhos. É muito legal ver pessoas que sabemos ser maduras manifestando um espirito jovem, solto, alegre, porém, sensato, principalmente porque ajuda os jovens em assuntos que eles não se abririam normalmente na RL, mas anonimato do SL ajuda. Mais legal ainda é conhecermos pessoas jovens cronologicamente com uma maturidade linda, amável e centrada.

Então vamos combinar, vamos ser jovens maduros respeitando a nossa vivência. Eu não violento o meu avatar uso cabelinho moicano e vocês aliviam colocando umas festas com alguma coisa romântica ou rockeana da boa época, sem funk, puro eletro, ou hip hop.
                Assim vamos levando nossa segunda vidinha....

4 comentários:

Honny, parabéns!!! Suas crônicas são ótimas!!! E, a propósito, eu também me recuso a envelhecer!!! rsrsrs Bjs

Pois é Honny, muitas vezes me pego pensando nisso tudo. Sobre o envelhecer no SL e na RL. Tenho 45 anos já, mas não me sinto assim e o SL me possibilita, não esquecer a minha idade, mas utilizar a experiência que os anos me trouxeram interagindo com outras pessoas, assim como na RL. Claro que na RL não frequento mais todas as baladas da moda, não fico tão antenada nas novidades tecnológicas como um jovem de 25, mas no SL consigo me manter atualizada sobre o que acontece no mundo dos mais jovens e troco com isso experiências, vivências. É como fazer uma faculdade aos 40/50/60 anos.
SL nos dá sim a possibilidade de não envelhecer por dentro.Disso tenho a máxima certeza!
Parabéns pelo Blog!

Obrigado Tayga. Nossa vingancinha é deixar o av lindão.

O SL talvez nos dê uma sensação de envelhecer com dignidade, sem nos tornamos dinossauros.Obrigado por me acompanhar no blog.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More