Bookmarks

sexta-feira, 15 de julho de 2011


MÓVEL VELHO E DESCARTÁVEL

Você deve aprender a baixar a cabeça
E dizer sempre: "Muito obrigado"
São palavras que ainda te deixam dizer
Por ser homem bem disciplinado
Deve pois só fazer pelo bem da Nação
Tudo aquilo que for ordenado
Pra ganhar um Fuscão no juízo final
E diploma de bem comportado
(Comportamento Geral- Gonzaguinha)

Você é daqueles que não acreditam em nada do que te falam no SL? Se responder que sim eu te invejo, porque eu sou do grupo que respondeu não. Eu acredito sabe, considero amigos SL como amigos RL, talvez por isso não tenha muitos no SL (nem no RL), mas os que eu tenho são como amigos de boteco que na terceira cerveja fazem até pacto de sangue, e perdoam torcer por outro time. Por isso que quando algum me conta um problema eu me sinto chateado por ele. Digo isso porque tenho um amigo bem “maduro” que me chorou suas mágoas pelas pessoas de sua família que ficam julgando-o, analisando-o ou mesmo ridicularizando-o por ter ele uma intensa vida virtual no SL e no RL viver de forma quieta frente ao PC. Guardei a sua historia pra mim e fiz o que faz um amigo; consola, anima, compartilha e se preocupa.
No RL fui visitar a casa da família com essa conversa na mente e defrontei-me com uma antiga conhecida: a cristaleira da sala de jantar. Essa móvel está lá desde que me conheço por gente e já era relíquia naquele tempo. Imponente, brilhoso, com sua madeira nobre e brilhosa na minha infância, hoje apenas tenta esconder com dignidade o cansaço da lida. Fora de moda, guarda coisas sem utilidade e cristais de 1,99 e seu espelho interno apresentam manchas amareladas. Por várias vezes já ouvi os mais jovens aconselharem que se livrassem dela, que só enfeia a casa, é ultrapassado, brega, démode (nossa, essa é velha), e tem um pé quebrado, portas caindo, gavetas emperradas, verniz riscado etc...
No fundo, acho que ele só permanece ali por acomodação dos moradores uma vez que ele pesa como chumbo e ia dar um transtorno danado removê-la, por que senão já teria sido trocado por um mega hiper super saldão da Casa Bahia. Olhando-o atentamente, vi um aglomerado de rabiscos que mais parece uma linha do tempo de um livro sobre a  “Historia e Evolução das Formas de Escrever”, pois cada geração encheu de risco com o que se usava em seu tempo. Lápis, canetas, lápis de cor, hidro cor, lapiseira, esferográfica, ponta fina (minhas, daquelas amarelas da bic) esferográfica made in china (toda falhada), tinta glitter, e se ele se a deixarem lá um dia os descendentes riscarão com caneta de raio laser. As manchinhas de mãozinhas a tinta fresca demostra onde os bebes da casa confiavam chegar nos primeiros passinhos, era o porto seguro em meio ao aprendizado.
Vocês estão meio perdidos não é? Sei mas vou linkar meu pensamento, aperto ctrl +L e pronto; meu amigo e esse móvel têm muito em comum. Ele foi colocado num canto e esquecido como um velho móvel sem muita utilidade, algo que está a tanto tempo servindo que sua utilidade passou a ser ignorada quando deixou de ser prioritária e só é apontado como algo antigo ou por seus defeitos. Pior é que todos o riscaram e aprenderam a andar confiando na segurança de alcançá-lo.
Pois é, todos nos vamos para o SL e ficamos nele porque buscamos amenizar uma carência que nos machucam RL, não só os mais “maduros”, mas todos mesmo. A idade diferencia talvez o resultado não a causa. Tédio, solidão, cansaço, stress, problemas de convivência, enfim, todos nós queremos achar um quadrado pra nós. Mas muitos, muitos mesmo, são pessoas na maturidade, que depois de passar uma vida difícil e sacrificada, não querem se entregar simplesmente a seus pijamas e fofoquinhas de vizinha, não querem ser esquecidos num canto como um móvel velho e brega citado apenas como estorvo.
Eles querem se orgulhar das marcas feitas pelos que dele dependiam como a cristaleira deve ser orgulhar dos seus rabiscos, querem ser respeitados pelas doenças e machucados que a vida trabalhosa deixou, como o móvel deve ser orgulhar de seu pé quebrado, portas e gavetas defeituosas de tanto terem sido úteis, querem lembrar-se dos momentos felizes e únicos que proporcionaram quase anonimamente como o espelho da cristaleira se orgulha das gerações de mocinhas que repassavam a maquiagem antes de sair para os bailes e os rapazes arrumavam o cabelo. Se hoje o espelho não reflete não quer dizer que dentro dele não estejam todos os rostos felizes e cheios de esperança.
Se esse móvel pudesse ele conheceria o SL e como o meu amigo, ele reviveria o prazer de ser novo, garboso, forte, bonito, galanteador, cobiçado por todos. Arranjaria amigos que não estariam julgando-o pela idade ou utilidade, mas pela experiência, pela simpatia, pelo prazer da companhia, onde suas historias não seriam tediosas velharias e sim emocionantes narrações. Ela seria uma voluntária em alguma ajuda, GM num ilha de RPG, ou professora num projeto de aulas e novamente sentiria o prazer de acolher quem da os primeiros passos, enfim seria uma cristaleira respeitada e admirada e não um móvel velho e descartável. Seria estimulada à modernidade, aprenderia sobre softwares, programas gráficos, internet, e tantas outras coisas e encontraria pessoas com paciência para suas gavetas emperradas, mas convencendo-a a trocar por uma engrenagem de ultima geração.
Sabe gente, nosso país conseguiu aumentar a idade da sua população, mas não conseguiu inserir as pessoas maduram na cultura da sociedade. Somos um país que é estimulado por todos os processos de mídia a idolatrar o jovem, ou seja, somos um país com mania de juventude, talvez até para que perdoem as ‘cacas’ que fazemos. Nossos orgulhos nacionais não aceitam bundas flácidas no carnaval, ou barrigas na praia, então como podem julgar e condenar quando alguém se rebela e vira um ser avatarizado, quando um foge para poder brincar, ser dançarino, construtor, DJ, ter grupos de amigos, namorado (a) ate casar e ter filhos?
Na verdade, só o que nós avatares queremos é não sermos uma cristaleira velha esquecida numa sala e cujo único mérito atual é não sucumbir aos cupins, nós só não queremos é nos transformar em um móvel a mais no universo, algo estático e sem brilho, parte esquecida da mobília do mundo.
Paz e Bem a todos :)   

2 comentários:

Que belo texto Honny. Engraçado que no SL, assim como na RL, apontamos o nosso belo dedo para os outros, e enquanto isso tem 3 (e não 4, pque o polegar fica aponta pra cima, pelo menos o meu) outros dedos apontando em nossa direção. A coisa mais comum que existe no SL é isso, pessoas tímidas, até mesmo antisociais que no SL se transformam em pessoas carismáticas e populares - e que mal há nisso?

Mas com relação à maturidade, idéias e valores, vale aquela velha frase de que a idade está na cabeça. Conheci gente muito longe da maturidade, no auge dos seus trinta e poucos anos com uma cabeça pequena, enferrujada, limitada e cheia de preconceitos, e que dizia quase que orgulhosamente "sou assim mesmo e não vou mudar". Mas é muito fácil uma pessoa mais velha pisar na bola e automaticamente alguém diz "é uma velha mesmo". Portanto lamento essas duas situações: pessoas de cabeça pequena de qualquer idade e a falta de respeito entre as gerações.

Abraço querido amigo!
Vick Spitteler

Obrigado Vick. Realmente, eu me entristeço demais com esse pessoal que violenta sua juventude poluindo-a com ideias mortas,enterradas e podres.
Paz e Bem pra Voce, sempre! :)

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More