Bookmarks

sábado, 9 de julho de 2011

Terreninho no céu do sl

TERRENINHO NO CÉU DO SL

Quem gritou pelos bares
Que amava (e amar dói)
Nos livrou do bom senso
Nos salvou do juízo
É um herói
                                 (Oswaldo Montenegro- Herói.)

Eu li outro dia no Facebook um post onde a pessoa dizia que queria fazer o seu trabalho na RL com tanto prazer quanto fazia na SL para não ganhar nada, e imediatamente parei o que fazia, e comecei a tentar entender esse fenômeno que atinge tantos seres avatarizados. Tinha acabado de sair destas tentativas de evento com intuito de ajudar residentes (que no fundo a maioria não quer ajuda) onde nossa pequena equipe faz das tripas coração para organizar e sai do nada e acaba em lugar nenhum, porém, todos com humor em alta, enxergam sucessos e já começam perdendo uma hora de sono no planejamento do próximo evento. Por isso a frase da menina me chamou atenção.


Existe no SL uma legião de pessoas que se doam de verdade, não fazem querendo mérito, lucro, fama e muito menos voto. Dedicam tempo, talento, dinheiro, olhos, disposição, energia elétrica e a paciência da família RL em torno de buscar dar confortos virtuais para os outros, e com um prazer imenso, com perseverança, com tesão. Porque fazem isso? Olha, não sei, apenas tenho certeza que não é para ganhar um terreninho no Céu Virtual do SL ou reconhecimento da Linden. Sei sim é que ganham muita crítica, dor de cabeça, desconfiança e principalmente muitos adjetivos por parte dos corneteiros de plantão, que expelem sua inveja e incapacidade chamando-os de metidos, panelinha e outras idiotices. Nossa, não sei de onde mina tanto corneteiro no SL!

Acontece que esses imbecis esquecem que o nosso avatar é nossa extensão e que assim como esse residente tira parte do que tem de melhor para se doar aos outros eles também retiram parte do seu melhor para criticar ou aporrinhar quem está produzindo algo. Se cornetear ou aporrinhar é o melhor deles, deviam procurar um bom psicólogo na RL (ou direto uma camisa de força), mas meu assunto não é falar dos espíritos de porco e sim destes espíritos do bem.

Quando nos tornamos Secondlifeanos, entramos com 99% Real e 1% Virtual, pensando primeiro se tratar de um jogo, de um passatempo tipo tetris, que ajudará a passar nossos momentos de cansaço ou melancolia. À medida que você vai se familiarizando com o software você começa também a interagir com outros ex-entediados e após a fase noobística (existe isso?) você já esta com um índice 70% Real e 30% Virtual. Daí pra frente fica mais esquisito analisar, porque vários motivos RL podem afetar, mexendo nesse índice de forma negativa. Prestem atenção que eu disse “motivos RL”. Isso porque a meu ver o SL não leva ninguém a se fanatizar e sim o RL que força a pessoa a se esconder no mundo virtual.

Na medida em que a pessoa vai interagindo de forma saudável no SL, ela começa a amadurecer como ser virtual, num processo idêntico ao amadurecimento natural humano e após sua adolescência secondilifeana cheia de bolinhas, milhares de TPs e alguns romances trágicos ela atinge a maturidade, onde além de diminuir as medidas do seu avatar e deletar as calças de listinhas e babylooks modelo ‘mamãe quero ser gostosa’ escritas ‘I LOVE SL’, o sentimento de se tornar produtivo passa a ser uma necessidade natural, e ai existe uma das possíveis explicações para nosso ‘fenômeno’.

Na RL vivemos a pressão do ganhar, do se sustentar, do prover e isso influencia o destino da pessoa de cabo a rabo, fazendo com que ela abra mãos de produzir com amor, prazer, generosidade, uma vez que ela precisa antes de tudo transformar seu produzir em cifrão, ganhar dinheiro. As pessoas acabam por manter dentro de si adormecido aquele sonho de produzir, de ajudar, de servir ao semelhante sem ter que olhar o extrato bancário e quando vêm para o SL acham uma nova oportunidade, uma segunda chance. Acorda correndo aquele sonhador dentro de si e começa a expressar seu sonho de fazer coisas com amor, com beleza, com felicidade, com altruísmo, com a expressão de sua natureza verdadeira, sem a pressão que o bolso exerce.

Vejo muita gente assim, ajudando novato, dando aula, indicando passeios, gerenciando grupos, ensinando RPG, indicando freebies, fazendo ilhas lindas, administrando blogs, fazendo revistas virtuais, ou seja, ralando mesmo (a maioria pagando do seu bolso para sustentar isso) sem nenhuma espécie de retorno além do carinho e do reconhecimento de alguns. Olha pessoal, eu falo porque vejo essas pessoas diariamente no SL, e são pessoas comuns que tem marido, esposa, pai, mãe, filhos, casa, cachorro, carnê, transito, violência, time de futebol, raiva de politico etc... e mesmo assim, não abrem mão do sonho, não abrem mão de querer marcar positivamente a vida de alguém, mesmo que virtualmente.

Meia dúzia de Ebós devem estar dizendo: _ah Honny, mas tem fulano, tem ciclana, que faz isso, que faz aquilo, que é assim, que é assado... Pois é. Primeiro: em todas as áreas tem gente que se perde, que surta, que sai da casinha.  Quem não tiver um vizinho louco ou esquisito pode parar de ler à crônica. Porque só no mundo Virtual, entre os que querem ajudar não poderia existir? Segundo: às vezes queremos ser ajudado do nosso jeito, como se o SL devesse se adaptar a mim para que eu aceite ser ajudado. Já vi muito disso, e vivo me surpreendendo com a capacidade que as pessoas têm de ser egocêntricas. Terceiro: avalie se você amadureceu RL e SL antes de criticar quem tenta fazer alguma coisa. Se você ainda loga carregando um caminhão de ideias mortas e acha que por ser um mundo virtual elas podem feder lá dentro, você está enganado. Ao contrario, num novo mundo cabe os sonhos não os pesadelos. Deixe seus defuntos fedendo no RL, ok. E por quarto e ultimo: vai julgar a @%$#^@YY#(*YJ!Y(*^G^%$$#@*)!).

Parabéns a vocês que tentam manifestar o amor no mundo virtual, através da ajuda, do ensino, da beleza, da informação, sempre primando por dar o melhor de si no que oferece. Espero que vocês ganhem um terreno no céu, num “Céu de Torley*” cheio de efeitos especiais, que é o mínimo que vocês merecem!
Paz e Bem a Todos J

15 comentários:

O autor do texto está de parabens! Abordou o tema de uma forma descontraída e ao mesmo tempo reflexiva. Onde estão os "avatares do bem"?

Obrigado Marina. Continue nos acompanhando e comentando. Paz e Bem pra Você :)

Não sei bem o que escrever, mas o que relatou, também aconteceu comigo.
Entrei no SL por acaso, vindo de outros lugares que se tornaram desagradáveis e aqui, me pareceu que poderia ficar em paz.
Lamentavelmente aparecerem um grupo de iluminados, que se destacaram pela arrogância e que me fizeram recordar de mágoas passadas, de outros lugares virtuais.
Tentei ser educado, atencioso, mas contra um grupo de prepotentes, pouco se pode fazer.
Investi tempo e dinheiro para que alguns se divertissem a minha custa.
Não os conheço e aparentemente eles se dizem os senhores do SL.

a padrinho parabens vivo lendo seus textos mas nunca comeitei e neste foi impossivel nao comentar.vc se supera em cada texto

Maravilhoso texto.. Eu me pego por horas fazendo trabalhos em SL que jamais faria em RL por dinheiro algum. Sem pensamento no dinheiro ou em fama.. Fazer pelo prazer. Em SL você consegue visualizar seus sonhos materializados. Você se doa e vê os resultados. Até os negativos... rsrs Parabens Hornny por escrever tão inspirado sobre assuntos que mexem diretamente com as situações que vivemos nesse mundo.

Obrigado pessoal.
Anonimo, o importante é nos sentirmos bem conosco mesmo fazendo algo para os outros. Reconhecimento será mesmo só de alguns poucos, mas principalmente de sua consciência. Desiste não, continue inventando coisas para que outros "se divirtam e te esqueçam",pois o que eles não sabem é que quem evolui como pessoa é você.
PAZ E BEM A TODOS :)

Tio Honny...

"Ser pedra e facil, dificil e fazer o papel da vidraca"....

Digo e repito que nome ja diz "SECOND LIFE", voce tem a chance de reescrever a sua historia, ser bonito, ser inteligente, ter a profissao que quer, pode viver vida de rico ter um helicoptero....viajar a qualquer parte do mundo usando o teleporte, sistema de transportes mais barato e eficiente que conheco. Ai vem a prova da inteligencia do ser, cria um avatar chamado astrogildo, hermenegildo ou sei la o que, o que fazer se prefere dedicar a sua segunda vida a ser mal humorado..falar mal dos outros...se preocupar e gritar pro mundo virtual sou santo, eu faco isto ou aquilo, relaxa galera faz o seu sem se preocupar com julgamentos ou marketing ele acontece, afinal coluna social ou jornal de fofocas nao vende publicando noticias de anonimos ....!!! Se falam mal de voce e sinal que vc e SUCESSO!!!

Acho que deve ser falta de sexo!!! kkk

Honny, eu acho que a satisfação deva ser equilibrada. Se vc é mais feliz em um mundo virtual do que no mundo real, é preciso entender o que o impede de viver com satisfação como ser humano em seu cotidiano real. Acredito que RL move SL e não o contrário. Como dito por vc, o avatar é a extensão de nosso ser real e não o contrário. Como alguém pode ser feliz encontrando satisfação apenas como avatar??? Não há possibilidade disso acontecer, a não ser que vc faça exatamente como no filme AVATAR e abdique de ser humano para ser apenas a criatura.

Eu sou um pouco frustrada no sl pq de fato nunca consegui investir muito em criação lá dentro. Sempre foi um sonho pouco desenvolvido, até pq existe muita limitação para as minhas idéias insandecidas.ahahahhaahhaa

Eu admiro muito mesmo quem cria, quem produz coisas bonitas no sl. Acho que o esforço de nos oferecer isso deve ser recompensado sempre em respeito também ao tempo investido, às noites mal dormidas, aos muitos protótipos feitos até chegarem a perfeição. resumindo, eu adoro os criadores do SL, mas me precupa muito aqueles que só investem em suas profissões no SL.
Beijos, genro!

Sua ideia de equilíbrio é perfeita, Lotus, assim como sua preocupação.
Não podemos querer ser boa extensões como Avatar de um ser RL que não vive e não evolui. A extensão só será boa, produtiva e admirável se for de uma pessoa centrada e sem medos de evoluir. Obrigado pelo Comentário perfeito. Paz e Bem :)

Parabéns Honny, pelo texto e também pelo trabalho realizado. Acredito mesmo que todo esforço em orientar, esclarecer, até mesmo consolar o próximo, na verdade torna-se um serviço prestado a si mesmo. Aprendendo através da doação e boa vontade que a semeadura é livre mas, a colheita obrigatória. Se distribuirmos alegrias, consolos e esperanças este será nosso retorno. O que dizer daqueles que se comprazem na maledicência? que se exaurem em invejas e preconceitos?
Os que chafurdam na m... e se deleitam na dor alheia não podem esperar um caminho de flores e sorrisos, seja SL ou RL.

óia ... bela discussão. excelente crônica.
desde minha nubice me interesso pelas questões filosóficas em geral.

e boa sacada: ao amadurecer esse nosso outro eu, diminuímos quase que por instinto as medidas do boneco .... achei engraçado fazer a relação do inverso proporcional à rl. os bonecos da rl aumentam a superfície do corpinho.... ahuauhauh. e haja pança! rolei ...

cara parabéns, dizer que amor só nos faz crescer é uma afirmativa e tanto. gosto desse pensamento entre as pessoas com as quais convivo.

abs cordiais man. namaste.

Poxa, legal ver gente que eu respeito e admiro como Lotus, Gil e Teagah dando força pra gente. Muito obrigado mesmo!

Desculpa a demora Honny! Eu fiquei meio assim de escrever o que penso sobre o assunto... vamos por partes... Em primeiro lugar, chamar de trabalho as atividades que exercemos no SL (seja grupo de ajuda, blog, revista, construção, fotos etc) eu acho um pouco demais, em raros casos e somente naqueles casos em que o retorno financeiro justificam. Fora isso, é passatempo, lazer. Eu costumo dizer que brinco de loja, oras... não vendo shapes em quantidade suficiente para me aposentar na RL, faço porque EU gosto e me divirto. Eu já critiquei os grupos de ajuda, na forma como me são vendidos, e não por ser corneteira, mas por ser naturalmente crica. Não que eu não ache grupos de ajuda importantes e legais, muito pelo contrário, é uma excelente forma de conhecer pessoas, se integrar e aprender sobre o que o Second Life oferece. O que me incomoda é querer dar aos grupos de ajuda a aura de filantropia, tornando os seus líderes e membros praticamente mártires de bondade. Para mim, filantropia e bondade é o que entidades como o American Cancer Society fazem lá dentro, realizando campanhas e promovendo eventos para ajudar pessoas com problemas REAIS. Então eu só pediria aos colegas dos grupos de ajuda que manerem no discurso de "bondade e aprendizado" tão difundido e sejam um pouco mais realistas, que admitam que o que querem ao se dedicar a esses grupos é relacionamento, troca de experiências, admiração e diversão. E tá tudo bem!!!

Bjs! Vick Spitteler

Obrigado Vick, pela sinceridade do comentário. Meu foco principal é exatamente o amor com que fazemos as coisas no SL, tipo, seus shapes não são feitos em virtude do retorno, mas sei que cada dedinho é trabalhado como um bordado de neném, com amor e capricho. Quanto aos grupos de ajuda sei que existe muitas divergências mas quem já viveu o dia a dia deles como eu vivi, sabe que entre os integrantes existem pessoas de grande coração e boa vontade, que realmente quer ajudar. Claro que existe infelizmente vaidades, porém, na balança, o residente sempre sai ganhando. Paz e Bem, amiga querida.

Ahhh Honny, eu não duvido que haja pessoas especiais nos grupos de ajuda e que essas pessoas estejam com as melhores intenções. E você tem razão, faço com amor, com prazer e com carinho o que eu me proponho a fazer no SL, acho que todos nós né? Mas quem está no SL sempre vai ser alvo de crítica tanto por quem não faz parte do SL, quanto pelos próprios residentes. Eu realmente preciso reforçar somente isso, a questão dos valores... eu não consigo enxergar os grupos de ajuda como um trabalho filantrópico, embora seja bacana, seja feito com amor e por pessoas de bem, é a única coisa que me incomoda e que eu vejo algumas pessoas que fazem parte dos grupos dizendo por ai. E já estou ansiosa pela próxima crônica.

Abraço! Vick Spitteler

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More