Bookmarks

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia das Crianças


DIA DAS CRIANÇAS
       Hoje só com meus problemas
       Rezo muito, mas eu não me iludo
       Sempre me dizem quando fico sério:
       Ele é um homem e entende tudo...
       Por dentro com a alma atarantada
       Sou uma criança não entendo nada...( Erasmo Carlos)

        Pois é, eu conversei com vocês sobre o dia das mães, dia dos pais, e pra terminar a trindade familiar não posso ficar quieto justo no dia mais importante para os seres secondlifeanos: O DIA DAS CRIANÇAS! Calma, ainda me resta alguma sanidade, e eu sei que o SL não é permitido a crianças, bem meus queridos amigos avatares, vou contar para vocês a grande verdade: O SL é proibido para adultos! Assim como o reino dos céus, só entrará e será feliz quem tiver o coração de criança. Então o dia das crianças pode ser considerado o dia do Avatar SL. Ok, eu explico meu ponto de vista.
     Primeiro vamos recordar o que é ser lúdico. Para nós, pessoas “avatarizadas” é importante a compreensão do tal de ‘lúdico ou atividade lúdica’. No dicionário está como: Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. A atividade lúdica também é conhecida como brincadeira. Trocando em miúdos seria a uma forma de se divertir, brincar, e isso não tem nada haver com a idade da pessoa. O SL é uma brincadeira mesmo, tipo brincar de boneco, só que para não ficarmos com vergonha perante os seres normais que nos acham loucos, espalhamos que é um ambiente adulto e coisa e tal. Que balela!
        Tem uma musica deliciosa do Arnaldo Antunes que diz que todo mundo foi neném e é bem por ai, todos nós fomos crianças e você já deve ter escutado milhões de vezes criticas de pessoas que te vêm no SL e diz: você não teve infância? E deve ter respondido: tive sim, e foi tão boa que não quero que acabe! Se não respondeu assim, responda, porque essa é a verdadeira essência do nosso viver em forma ‘pixal’. A frase mais sábia sobre isso é: Crianças nós somos a vida toda. O que muda são os preços dos brinquedos.
        Tirando as paranóias idiotas que importamos para o mundo virtual, a verdadeira essência do SL é a possibilidade de sermos crianças novamente, a possibilidade (embora maquiada como seriedade) de revivermos em nós a melhor época de nossas vidas, a época onde pouco nos importava o preço da gasolina ou o riso falso dos políticos e sim como chutar a bola ou qual roupa vestir na boneca. Você era lindo, afinal mamãe e papai achavam e eles sempre tinham razão, e ter bochechas grandes era uma qualidade (apesar dos irritantes beliscões) e não significavam a necessidade urgente de dieta. E ser baixinho era ótimo porque sempre era dengado como o menor e tinha os primeiros lugares nas filas.
        Então vem a realidade como uma avalanche chamada pré-adolescência e arranca toda a fantasia e como um segundo nascimento (dessa vez a ferros) você começa a cair em si e ficar uma pessoa “normal”. As bochechas passam a ser plantação de espinhas e o apelido de baixinho um horrível codinome. Aliás, todos fazem questão de te chamar pelos defeitos: baixinho, magrão, quatro olhos, gordo, feio, etc.. Aí já era, saímos do paraíso imaginário da infância e caímos no inferno da realidade.
          Atravessamos a vida cheios de temores e neuras, achando que tudo na vida tem que ser sério e sendo cobrados pelas mazelas do mundo. Herdamos a responsabilidade por tudo desde um terremoto no Cazaquistão (que eu nem imagino onde é) até a extinção da araribóia (que eu nem imagino o que seja). Assim vamos levando a vida como um efeito colateral do mundo, uma ressaca do porre de alguém. Nossas fantasias ficam soterradas embaixo de toneladas de “problemas reais” e quando uma pequena lembrança burla a segurança e escapa nos dá um refresco.
        Quando encontramos o SL e começamos a nos avatarizar, mesmo que não estejamos notando, é aquela criança abafada dentro de nós que gosta do ‘brinquedo’ e começa a se agitar. Sei que você deve estar pensando: Não Honny, tem os namoros, as bolinhas, os jogos de relacionamento e de competitividade. Sim, eu sei, mas só se você for muito esquisito para encarar isso como algo não fantasioso. Gente, fantasia e realidade são duas faces de uma mesma moeda: apesar de lados totalmente diferentes elas estão unidas e só tem valor com essa união, porém cara é cara, coroa é coroa. Não tem como mesclar, como misturar, como fazer ser ‘cora’ e ‘caroa’. Assim ó, tudo que for SL é fantasia e está sob o domínio de nossa parte criança e o avatar está inserido nisso. Pode bancar o machão à vontade no SL, é sempre a criança interior brincando de ser adulto, pode se descabelar por brigas de amor que é no fundo aquela menina de sainha de preguinha.
        Aí é o grande barato do SL, o tal de Lúdico, da diversão. Se não conseguimos nos divertir é porque a nossa mente está vivendo uma ditadura do ‘adultismo’, e como toda ditadura reprime a imaginação e a criatividade, deixando o mundo cinzento como num filme alemão antigo. Fica caçando e tentando matar o terrorista/anarquista interno, ou seja, a criança que vive dentro de nós, que fica pinchando o nosso muro mental com flores rosa chicle e marcas de bolada. Mas se insistirmos, perseverarmos, quisermos de verdade, esse opressor será derrotado como num filme de Charles Chaplin. O avatar é uma arma poderosa nessa luta do infantil x adulto; do colorido x cinzento; da criança amável e feliz x o adulto amargo e infeliz.
       O nosso avatar já nasce adulto porque ele deve apresentar o sentido inverso da natureza nascendo maduro e regredindo à infância, alcançando passo a passo a liberdade despreocupada, sem apegos importantes e sem pressões sociais. Uma criança não fica encanada por estar sem dinheiro ou sem namorados, ela apenas quer alguns amigos e um lugar para brincar. Então, porque tanta gente fica se encanando no SL? Por que querem adultarizar o SL, querem fazer dele um lugar de adultos . Por isso, cruzamos constantemente com saraivadas de mal humor onde vive sobrando bala perdida para o nosso lado. Tem gente que se preocupa com sua “tribo” ou com os rótulos que possa estar usando, como se isso fosse importante no SL. Ora, crianças um dia é o mocinho noutro o bandido nas brincadeiras, e não existe nenhum demérito nisso.
      Alguns queimam neurônios virtuais em busca do ‘ter’ ou do “adquirir’ no SL, como se isso os transformassem em avatares de maior ou menor qualidade. No SL, como na RL, “da vida não se leva nada, vamos sorrir e cantar, lá lá lalá’ e o acúmulo de qualquer coisa só te faz um avatar arrogante e metido a besta, pois o verdadeiro sucesso no nosso mundo secondlifeano se dá pelo acumulo de amizades, conhecimento e simpatia. Parem de querer ser importantes enquanto avatares e sejam mais dóceis, mais amigos, mais amáveis. Todos nascem iguais no SL, ‘noobs’ feios, desengonçados e ridículos e permanecem iguais, como deve ser numa turminha de crianças.
        Tem quem queira acumular conquistas românticas, seja masculinas ou femininas e essa tribinho é talvez a mais ridícula de todas, porque traz para o SL sua horrorosa vida sentimental RL, onde com certeza não pega nem gripe e se pegou um dia saiu chifrado. Ora, deixe de querer paixões adultas no SL, porque acabará magoado. Todos nos tivemos a(o) namoradinha(o) na infância, eu tive varias, que hoje devem ser senhoras com filhos famílias, cachorros e todo o pacote, porém com certeza sorriem quando lembram daquela coisa boba e doce que era o namoro da infância. Assim deve ser no SL, algo que só se guarde o carinhosa lembrança.
      Então gente vamos libertar essa nossa criança interior. Vamos ser mais leves, mais desligados, mais sapecas, mais desajuizados, porém, sem a maldade que os adultos usam para ser assim. Liberar nossa criança interior não é liberar nossa inconsequência ou falta de educação, é liberar nossa fantasia. Deixe com que essa criança fale com você, que ela te mostre os caminhos errados que você pegou para se afastar dela, deixe que ela te traga novamente a humanidade que você perdeu com os anos, libere seu sorriso fácil, como de uma criança frente a uma piscada de olho. Nosso avatar merece ser a expressão de nossa criança interior. 
       Feliz dia das crianças, feliz dia do Avatar.
Paz e bem a todos.

3 comentários:

A Honny.... SIM.. somos crianças novamente a cada logada!
Parabéns pelo texto.. :)

Abraços
Toffani

Honny, que boas risadas! Acabei levando SL tão a sério que esqueci do verdadeiro sentido, o da brincadeira. E a primeira coisa que recordei foi a troca de roupas, uma menina com sua boneca e um enorme guarda roupa. Fantasias, sonhos, imaginação, quanta coisa perdemos quando nos tornamos adultos a face das nossas responsabilidades. Mas, bem lá no fundo, SL trás de volta o prazer da infância, quem é que nunca sonhou em ser um super-homem e tentou se jogar da estante, ou colocar os saltos alto da mãe e virar Cinderela. Pois é, felizes àqueles que permitirem libertar a criança que existe em cada um de nós, mesmo que SL seja voltado para um mundo capitalista onde impera os L$. Mas, é possível sim, mesmo sem um "tustão" trazer de volta a alegria que um dia vivemos quando pequeninos e que agora nos permitimos sonhar novamente.
Um beijo meu Amigo.
Com Carinho,
Lati.

Honny,
Criança linda ! eu achei fantastico a comparação que fez com relação ao mundo colorido que devemos ''nos permitir'' e naoooo mundo cinza ou preto e branco da seriedade adulta etc e tal.... simmmmm, vamos ser crianças sempre, com algumas rugas, mais nao importa :P contando o meu segredinho amo trocar de roupinhas avatar aiii como eh bom !!
bjos no teu coração,
Quivia Resident

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More